terça-feira, 26 de abril de 2011

DICAS: Acessórios para tear de pente liço

A Arte Viva dispõe de uma linha de acessórios para complementar a tecelagem manual e facilitar a vida do tecelão. Listamos baixo alguns acessórios complementares e a função de cada um para ajudar você a entender melhor a utilização das peças.


Porta acessórios: Sacola utilizada para guardar os acessórios untilizados no tear. Só pode ser usada em teares com cavalete.
 
 
 




                                                                                                                 


 Urdideiras: Peça para medir com precisão os fios da urdidura.   







Pescador: peça utilizada para passar os fios do urdume no pente do tear.

Batedor de madeira: Peça utilizada para comprimir a trama, é mais usado na produção de tapetes.




Navetes: peça de madeira que armazena e conduz o fio da trama.


Chave de tração: Peça utilizada para esticar os fios do urdume.
Existem dois modelos, a chave de metal, que é indicada para teares com catracas de metal e a chave de madeira, que é indicada para teares com catracas de nylon.













Pentes: Peça com aberturas perpendiculares (ranhura) e pequenos orifícios por onde passam os fios do urdume. O fio que passa pela ranhura é móvel e o fio que passa pelo orifício é fixo. O movimento de subir e descer do pente produz a cala.
A Arte Viva possui os pentes com espaçamentos: 1/1; 2/1; 3/1 e 4/1. Esta titulagem indica quantos fios de urdidura o pente comporta em 1 cm. Além destes, temos o pente multi uso ou pente misto como é conhecido (foto ao lado).

3 comentários:

Danielli Capoy disse...

Boa noite. Onde posso comprar os acessórios?

Roseli W.S.G. disse...

olá como faço para comprar um pente 4/1

Edna disse...

Olá. Moro em Santos/SP. Adquiri recentemente, dois teares junto a essa empresa e, vim agradecer a atenção que me foi dispensada. ADOREI. Material de primeira. Empresa séria e responsável. Meus agradecimentos principalmente ao sr. Antônio. Abs. Edna

Postar um comentário