sexta-feira, 22 de julho de 2011

Propriedade recupera processo artesanal de produção e tecelagem de lã

Ovinocultores de Araricá, cidade a 60 km de Porto Alegre, criam peças de decoração e de vestuário feitas de lã em uma propriedade chamada Güntherland. 

Do fogão a lenha, vem o cheiro do almoço. Se o vento bate de um lado, sente-se o aroma das florzinhas de erva-lanceta. Se bate de outro, o de macela. O barulho ao longe é de balidos de ovelha. “São animais saudáveis e bem tratados”, conta Alfredo Reich, médico cardiologista e dono da Güntherland. Há dez anos, ele decidiu criar os bichinhos do jeito mais natural possível: as ovelhas comem só pasto e, no inverno, uma mistura de pé de milho triturado. Silvia, a mulher de Alfredo, médica como ele, aprendeu a tecer, tricotar e criar objetos artesanais com a lã, colocados à venda em seu ateliê. Em um curso de ovinocultura, os Reich conheceram outro casal que resolveu mudar de vida: Ellen e Fabio Ely. Ela, bailarina clássica, e ele, bancário, haviam ficado desempregados em Porto Alegre e resolveram ir para o interior. Fabio se especializou na fiação, e Ellen, no tingimento natural. Os quatro se tornaram amigos e hoje tocam a propriedade juntos, produzindo peças de decoração e de vestuário que são pura maciez.

 
 

 
Leia a matéria completa:  http://casa.abril.com.br/materias/moveis/propriedade-recupera-processo-artesanal-producao-tecelagem-la-633297.shtml

FONTE: revista Casa Claudia /Julho de 2011 
Reportagem Visual Zizi Carderari
Texto Liane Alves
Fotos Marco Antonio

1 comentários:

Unknown disse...

Olá Andréa,

A matéria ficou realmente linda, para seu conhecimento no tear de pente liço Arte Viva e na roca, sou eu.
Abraços
Ellen

Postar um comentário