quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Descobrindo o mundo da tecelagem

Descobrindo o mundo da tecelagem

by tricosemcostura
Na  sexta feira dia 09/12  recebi meu tear de pente liço da Arte Viva Teares. Vou usar a apostila  Tecelagem Manual: tear de pente liço Nível 01 do Eng. Áquila Klippel, muito didática, explicações e ilustrações super eficientes.
Montei e já terminei meu primeiro projeto, um pequeno tapete em algodão com o fio Nativa 7 em ponto tela, ponto básico da tecelagem. Estou encantada com a tecelagem a tranquilidade e a beleza da trama tem efeitos muito agradáveis, e o ato de tecer é como um mergulho para fora do tempo.
Quando estive na Fiolã fiz um treinamento intensivo com Ellen e agora vou pouco a pouco me alfabetizando e ganhando intimidade com os novos termos: cala, pente,  navete, urdidura, duíte, batedor etc. Cada tipo artesanato tem uma linguagem, um ritmo  e uma tensão própria.
Esta semana montei uma manta. Seguindo a apostila, escolhi o listrado de urdidura regular, onse  se utiliza uma cor para a trama, o branco, e várias cores para a urdidura num sequencia padrão, 12 fio s de cada cor que corresponde a 6cm, já que vou usar o pente 2x1.
Depois da manta, pretendo fazer  pequenos projetos seguindo os procedimentos de estampas da apostila, o próximo será o xadrez regular.
E o tricô?! Aguarda. Afinal um dia tem apenas 24 horas, rsrsr
Abaixo algumas fotos da aventura, mais nos meu álbum Ensaios de Tecelagem no Facebook.
Abraços
FONTE: http://tricosemcostura.com/author/tricosemcostura/


2 comentários:

Rene Gomes Scholz disse...

Prezados amigos
Parabéns pela iniciativa de criar este blog. Esta nossa arte é muito bela, importante e rara. Precisamos criar milhares de sites que falem dela para que ela deixe de ser uma atividade em extinção. Felicidades para vocês e vida longa a este blog. Fiz menção a ele no Jornal Nó Cego : http://jornalnocego.blogspot.com.br/2012/03/blog-da-arte-viva-teares.html?spref=tw

Artesanato Liane disse...

Olá Amigos. Adorei ver que agora temos mais este canal de comunicação. Acabo de ler o texto publicado pela minh amiga Edna, do Tricô sem Costura. Assim como ela é uma grande tricoteira, tenho certeza de que muito em breve será uma grande tecelã.
Abraço
Liane Alice Rossi

Postar um comentário